♥ 10 razões pelas quais devemos criar tempo para nós ♥

Minimundo, Gramado-RS
Olá mãesocaaass! Tudo bem por aí? Na correria? É, te entendo. Ainda bem que passou por aqui para conversamos.

Hoje vou te dar 10 razões para criar para nós mesmas. Sim, mãe também precisa de desconço. Exercermos nossas função 24h/dia, 365dias/ano e quando mesmo que recarregamos nossas baterias? Sempre priorizamos as viagens com os meninos, as festinhas que eles gostam, nem marcamos a saída com as amiga poque não queremos deixar eles "sozinhos" e, no final, acabamos por não dedicarmos tempo para nós mesmas. Viajar sme eles então? Jesussss... é a morte! E isso é bem ruim e temos que pensar de maneira diferente. 

Olha só o que me preocupava:

* Com quem vamos deixar para podermos viajar?

* E se acontecer alguma coisa? Eu estarei longe?

* Não vou me divertir pensando em como eles estão?

* Tem que ser uma viagem rápida

* E se eles tiverem pesadelos?

* Mas ele vão sair da rotina... e agora?


Enfim, são muitas as questões que passam pela nossa cabeça antes de saímos. Mas, como disse, precisamos repensar essas questões.

A primeira vez que viagem sem meus filhos, o meu mais velho tinha 1,5 anos e estava grávida de 3 meses da minha caçula. Claro que foi super difícil ficar longe, nos primeiros dias pensava demais dele (como estava? Está comendo bem? Dormindo bem?), mas depois comecei a me divertir, a resgatar a mim mesma (porque depois de tanto tempo sendo mãe, até já tinha me esquecido de como era ser eu mesma... sem filhos), a aproveitar uma viagem linda como uma adulta, fazendo programas de adulta e depois de poucos dias eu já estava lidando bem com a culpa de ter saído sem ele.

Gramado, fevereiro de 2018

Claro que continuei sentindo saudades, é meu filho, mas percebi que eu também preciso ser cuidada e não só cuidar de alguém. Percebi que eu me divertindo, vivendo, experimentando também estava fazendo um bem danado para meu pequeno porque eu estava enchendo meu tanque de amor próprio e cuidados próprios, me mimando mesmo, e isso me deixaria uma mãe melhor na volta. Com certeza voltei dessa viagem uma mãe melhor para meu filho, simplesmente porque me cuidei um pouco. Também precisamos disso.

E sabe o que percebi? Que ele estava ótimo sem mim! Ele ficou com minha mãe, a pessoa em quem mais confio na vida para deixar meu filhos; estava dentro da rotina, estava com saúde, tinha comida, casa, cama quentinha, amor e carinho... por que mesmo eu devera ficar preocupada? Sei que o ♥ fala mais alto nessa hora e que não somos tão racionais assim, mas me policiei para pensar bem racionalmente mesmo (até mesmo para poder conseguir me afastar por tanto tempo, foram 12 dias -  muitooooo tempo para minha primeira vez, hahaha). Fui bem racional para poder conter meu ♥ e dizer que meu pequeno ficaria bem cuidado.

Mas, tadinho, ele vai sentir muita saudade!! Sim, vai. Mas também faz parte. Precisamos ensinar a nossos filhos a saber lidar com esse tipo de ausência. Isso é até saudável, eles precisam aprender a lidar com esses sentimentos porque na vida adulta vão precisar deles. E quem melhor do que nós, mães, para ensinarmos isso com todo o carinho e amor do mundo? Ninguém!  :)

Gramado, fevereiro de 2018
E outra: se você tem uma rede de apoio na qual confia e que está disponível para te ajudar, porque ficar sofrendo com isso? Não precisa, guarde seu sofrimento para sofre com algo que valha mais a pena, acredite.

Uma estratégia que me deixou mais aliviada e 'presente' enquanto eu viajava foi ligar para casa da minha mãe. Falava com ele (ligação internacional) 2x por dia: manhã e noite, antes de ele dormir. Só sei que do meio da viagem prá lá, quando eu ligava, ele já falava assim: "mamãe, não posso falar agora porque estou ocupado vendo desenho". Foi nesse momento, eu escutei sininhos tocando nos meus ouvidos. Ele estava tão bem, mas tão bem que nem precisava (e a palavra é precisar mesmo) falar comigo. O que eu fiz? Me acabei na viagem todaaaa... hahaha (com os cuidados que uma grávida de 3 meses requerem, né?).

Então, se organize, conte com sua rede e não deixe de aproveitar a vida porque você está exercendo  esse papel lindo que é maternidade.


Ai vão minhas 10 razoes preferidas:


1- VOCÊ MERECE!

2- VOCÊ PRECISA! (Largue essa ideia de mãe perfeita e eternamente disponível. Isso não é real.)

3- Melhora (e muito) sua autoestima

4- Você precisa estar bem para cuidar bem dos seus pequenos

5- Seu filho vai sobreviver porque você escolheu pessoas da sua confiança para cuidar dele na sua ausência

6- Quando você está bem consigo mesma, você estará bem com seu filho também

7- A sua rede de apoio vai cuidar bem dele. Não como você (aceite), mas vai cuidar.

8- Você vai perceber que está aproveitando a vida mesmo com filhos pequenos

9- Você se torna mais organizada e aprende a eleger prioridades nos papéis que exerce (mãe, esposa, você mesma, profissional, etc.)

10- O maridão/namorado/ficante agradece


Gramado, fevereiro de 2018

Agora é só arregaçar as mangas e descobri estratégias para fazer isso acontecer. Posso trazer algumas sugestões no próximo post, :)  


beijos e beijos,


Nenhum comentário

Postar um comentário