♥ Semana especial da crianças ♥




Olá mãesocas! E esta é a semana dos nossos pequenos, não é mesmo?

E para comemorar vou fazer uma semana rica em informações aqui no bloguito! Todos os dias dessa semana uma matéria com um conteúdo interessante para nos fazer pensar em algumas questões importantes sobre a maternidade. 

E vamos começar logo com o pé direito, falando sobre um tema que adoro: coaching infantil! 

Para isso, bati um papo bem esclarecedor com a psicopedagoga e Coaching Infantil, Amanda Rangel, da Clínica Amanda Rangel aqui em Brasília (@psicopedagogiabrasilia).

Ela trabalha com o método KidsCoaching, confere aí a entrevista completa.





1. Quando um pai ou mãe deve procurar um psicopedagogo?


    ♥  Quando algum comportamento gera desconforto na criança ou em seus pais;

    ♥   Quando as reações comportamentais alteram a rotina familiar;

    ♥   Quando situações que deveriam ser normais causam sofrimento na criança;

    ♥   Quando suas relações com as pessoas se tornam difíceis;

    ♥   Quando a criança precisa focar em um resultado especifico
      (na escola, no esporte);

    ♥   Quando a criança não consegue ultrapassar um problema específico;

    ♥   Quando ela precisa lidar e se posicionar frente às mudanças;

    ♥   Quando os pais percebem que as crianças estão ficando cada vez mais difíceis de criar, pois recebem um bombardeamento de informações de mídias virtuais;

    ♥  Quando a família não consegue fazer o que tem que ser feito (rotina) sem arrancar os cabelos;

     ♥   Quando a família não consegue sozinha encontrar soluções para as questões        internas da criança, como a falta de segurança, medo, timidez; questões de relações com os próprios familiares, como relacionamento com irmãos, meios irmãos e segundos pais; e nas relações sociais, como bullying, posicionamento, postura, assertividade. 



2. Quais os aspectos o coaching infantil trabalha?

O método utiliza técnicas e ferramentas para que a criança, rapidamente, encontre soluções para suas questões do dia-a-dia, ou seja:








3. Por que você recomenda que um pai insira seu filho no programa de KidsCoaching ?


O principal objetivo do método KidsCoaching é desenvolver as competências e habilidades da criança e da família indicando seus melhores talentos e cuidando dos pontos de dificuldades para que aconteça uma virada comportamental que se refletem em relações saudáveis, construtivas e reconexão comunicacional.
O método proporcionará que os pais tenham melhor relacionamento com suas crianças, além de ajudá-los a perceber sobre os potenciais que sua criança tem.

Os pais adquirem maior autoconfiança em suas habilidades como pais e educadores, obtém maior segurança em lidar com situações de birra, descontrole, alimentação, estudo e relacionamentos.

Adquirem técnicas práticas e facilmente aplicáveis para lidar com suas próprias emoções e para auxiliar seus filhos a lidar com as emoções. 




4. A que se propõe o coaching infantil?

Muitos comportamentos como mentira, birra, tédio, criança mal educada,  alimentação inadequada,  inquietação, medo e insegurança, não empatia, arrogância, são vivenciados diariamente na vida familiar.

E você sabe o que são cada comportamento desses? UMA TENTATIVA DE COMUNICAÇÃO.

Sim, comunicação. São formas de expressão para expressar sentimentos e pensamentos. Quando nem mesmo a pessoa percebe seus sentimentos e pensamentos, seus significados e suas necessidades. 


O KidCoaching auxilia nossas crianças a desenvolverem formas mais eficazes de comunicação, a  enfrentar as frustrações de forma integrada e eficaz. Para isso, também devemos (pais, mães, educadores) percebê-las, acolhê-las, para então redirecioná-las. 

Ter confiança em si mesmo é uma habilidade que deve ser trabalhada desde a infância. Uma criança que é estimulada a se respeitar e se aceitar cresce com grande autoestima e amor próprio.

Desta forma, é capaz de lidar com as suas possíveis inseguranças, como conhecer novas pessoas ou interagir em grupos diferentes, mais tranquilamente e inteligentemente.

O KidCoaching é um método que estimula essa e outras competências.




KidsCoaching é sobre família, escola,
comunicação e amor



5. Quais resultados esperados de uma criança que participa desse processo? E em quanto tempo eles chegam?


♥  Maior auto confiança;

♥  Auto motivação e compromisso com sua rotina;

♥ Grande senso de conquista e resolução de problemas;

♥ Melhor relacionamento com os pais, irmãos e amigos;

♥ Maior aceitação, tolerância e empatia no convívio com outros;

♥ Senso de pertencimento, sentindo-se amados e gratos;

♥ Melhor entendimento sobre si mesmos, seus pensamentos, sentimentos e atitudes;

♥ Técnicas para lidar com as próprias emoções e dificuldades em seu dia-a-dia. 


O KidCoaching é aplicado por um profissional habilitado em parceria com o cliente: a criança e com a participação dos pais ou dos responsáveis.


Nesse modelo são utilizadas ferramentas do Life Coaching adaptadas para o público infantil, combinadas a técnicas criadas especificamente para serem utilizadas em sessões estruturadas de coaching com crianças a partir dos 7 anos até os 13 anos.


É um processo - conjunto sequencial de procedimentos e ações - que visa atingir meta ou objetivo. Portanto, possui procedimentos definidos, tem começo, meio e fim e transcorre em determinado período de tempo. Geralmente são 10 semanas para o desenvolvimento do processo.



6. Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), argumenta que a técnica usada no mundo infantil se desvirtua do próprio conceito do método, que tem começo, meio e fim. "A verdade é que não é coaching. a metodologia procura direcionar as principais características da personalidade do indivíduo que queria alcançar uma meta de curto prazo ou objetivos de médio e longo prazos. Somente o indivíduo adulto tem esse discernimento", acrescenta. Como você avalia a afirmação de França?


Entendemos que aplicação do coaching para adultos e crianças é complemente distinta, uma vez que a realidade infantil é absolutamente única!

Na Formação Kids Coaching Professional, a essência do coaching é mantida, porém o programa foi minuciosamente planejado e construído para a correta adaptação dos conceitos de coaching à realidade infantil.

A  matéria referida não fala do KidCoaching, ela critica aquele coaching que faz as crianças realizarem muitos cursos e atividades extras. Não é nosso caso.



7. Caso algum pai/mãe tenha se interessado pelo seu trabalho, onde eles podem te encontrar e marcar um primeiro encontro?


A nossa clínica fica em Brasília no seguinte endereço:
STN bloco M sala 137 - Ed. Vital Brazil. Asa Norte
Brasília  DF

(61) 98157-6767

Para ficar bem atualizados, siga-nos no instagram (@psicopedagogiabrasilia) que postamos dicas bem legais por lá.


************* 



Nossa! Acho que eu preciso de uma orientação dessas, hahaha.

Muito válido, não é? Confesso que não sabia que o método trabalhava tão amplamente essas questões. Adorei. E vocês, gostaram?

Então se você estiver precisando de uma forcinha com seus pequenos, escreve para a Amanda, tenho certeza que vai receber uma orientação de primeira.

Beijos e obrigada pela visita



Nenhum comentário

Postar um comentário