♥ Lancheira Saudável ♥


E hoje é dia de lancheira! Uruuu....

Toda mãesoca que prepara as lancheiras todos os dias, sabe como temos que ser criativas nesse momento.

Primeiro para proporcionar uma variedade bacana de alimentos para os pequenos; segundo porque é chato demais repetir lanche toda a semana, né não? Eu pelo menos não sou fã de comer purê toda a segunda, inhoquê toda terça, mandioca toda sexta, por exemplo.


Por isso temos que ter alguns cardápios na manga, assim... prontos para serem usados. Eu tenho 4 cardápios fixos. Caso eu esteja sem ideias, recorro a eles. Claro que quando acontece de ter uma coisinha diferente em casa, eu deixo o cardápio para lá e coloco o item na lancheira. Ter um cardápio (ou uns) para as lancheiras não é uma obrigação, é apenas um guia, um norte no caso de a coisa apertar. 

Mas, vez por outra, me pego sem saber direito o que é uma lancheira saudável. Tenho mais ou menos uma noção, mas como estamos comemorando a semana do dia das crianças, resolvi tirar minhas dúvidas com uma profissional da área. 

Para isso, convidei a nutricionista Ana Elisa Aguiar Ramos* (CRN 1-2489) para batermos um papo sobre o assunto. 

Pqm: O que deve conter numa lancheira para que ela seja considerada saudável? Cite 3 exemplos de alimentos que podemos usar.
Ana Elisa: Isso vai depender do café da manhã ou do almoço da criança. Mas o básico de uma lancheira é a fruta, uma proteína e fonte de gordura boa, como:

♥ Fruta com castanhas
♥ Cuscuz com ovo e água de coco
♥ Iogurte natural (adoçado com melado de cana, açúcar mascavo ou de coco)
♥ Granola
♥ Frutas da estação


Pqm: Eu não costumo colocar suco de caixinha, nunca. Mas há aqueles que se propõem a ser mais naturais. Eles são realmente sem conservantes? Podemos usar?
Ana Elisa: Alguns sim, mas devemos tomar muito cuidado pois a embalagem, que pode ser revestida de alumínio (Tetra Pack), um metal bem pesado. E o outro ponto negativo é o tempo de processamento do suco. Depois de algum tempo a grande maioria dos nutrientes já foram perdidos.



Pqm: Aqui em Brasília vejo muitas crianças levando pão de queijo (o famoso pão de queijo mineiro) para o lanche. É muito gorduroso ou não?
Ana Elisa: Sim, é gorduroso. Mas para levar de vez em quando para variar não tem problema. Uma vez a cada 15 dias não há risco, principalmente se a criança não estiver acima do peso ou com problemas 
de colesterol alto, muito comum ultimamente.


Pqm: O que devemos evitar numa lancheira saudável?

Ana Elisa: Em geral, alimentos industrializados, como:

♥ Sucos de caixinha
♥ Salgadinhos industrializados
♥ Pipoca de microondas
                                                  ♥ Bolos industrializados
                                                   ♥ Biscoitos recheados



Pqm: Posso preparar tudo no dia anterior?
Ana Elisa: Pode! Use também o congelador para as preparações que demandam mais tempo. No dia, é só descongelar.


Pqm: Às sextas-feiras, gosto de mandar uma bobagens para meus pequenos, afinal são crianças, do tipo doces, salgadinhos, pipoca de microondas. Quantas vezes por semana posso mandar bobagens (doces, salgadinhos, etc).
Ana Elisa: Nenhuma! Deixe esse tipo de guloseima para as festas que quase sempre são inevitáveis,


Pqm: Quais as melhores frutas para se colocar nas lancheiras e por quê?
Ana Elisa: Todas! Qualquer fruta é sempre bem-vinda, principalmente as que a crianças mais gosta. Asim, temos a certeza de que ela lanchou direitinho.

Para as frutas que oxidam quando descascadas, como maçã, abacate e banana, basta colocar um pouco de suco de laranja ou sumo de limão por cima da fruta.



Pqm: Existe um modelo de lancheira mais adequado?
Ana Elisa: Uma fonte de carboidrato, uma de gordura e uma de proteína.



Pqm: Qual a melhor maneira de se conservar o suco natural?
Ana Elisa: Garrafas térmicas são uma ótima alternativa.



Pqm: Há alguma dica para conservar o lanche até ele ser consumido, seja ele quente, como tortas salgada, ou frio, como iogurtes?
Ana Elisa: A lancheira térmica é a adequada. Até porque da hora que a lancheira é arrumada em casa até a hora do lanche, é muito difícil ultrapassar 3 horas.


Pqm: Pode sugerir um cardápio de uma semana de lancheira saudável?
Ana Elisa: Sim, aí vai:

♥ Fruta com castanha
♥ Cuscuz com ovo e água de coco
♥ Torta salgada de liquidificador de carne moída e vegetais com suco de fruta natural
♥ Sanduíche de pão integral ou tapioca de queijo branco com tomate cereja, azeite e orégano + fruta
♥ Bolo integral de banana com água de coco
♥ Banana com aveia e cacau


Olha outra sugestão:

Fonte: www.macetedemae.com.br


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Nossaaaaaa!!!! E eu achando que tava abafando com as minhas lancheiras de sextas-feiras, hahaha.

Descobri que preciso rever meus cardápios e inserir a proteína porque não coloco uma todos os dias. Assim que eu refizer, vou postar aqui no bloguito, combinado?

Ana Elisa (que nome lindo, né?, Elisa é a minha pequena, rs...), muito obrigada mesmo pela entrevista. Você é muito gentil.

E para quem quiser ajuda para montar os cardápios das lancheiras, entra em contato com a Ana. Ela atende nesses número aqui: (61) 3273-9950 (Clínica Ibed) e (61) 3344-1205 (consultório).








* Ana Elisa é formada pela Universidade de Brasília (UnB), atua na área de produção de alimentos, desde 2002, na área materno-infantil, funcional, clínica, esportiva e obesidade.








Beijos e até o próximo post.


Um comentário

  1. Amei! Obrigada, Cidália, por abrir as portas pra Nutrição! E obrigada, Aninha, por ser sempre tão querida!

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