Truques caseiros da vovó (para te salvar) - parte III


Como desencardir peças brancas sem utilizar produtos industrializados?
O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são bons alvejantes e também funcionam para desencardir roupas. Em um balde com cinco litros de água, coloque um copo de vinagre e deixe a peça de molho por uma hora. Lave normalmente com sabão em pó de qualidade. Outra opção é colocar a peça de molho em água fria, sabão e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Depois, realize a lavagem normal.


Como tirar o cheiro de cigarro da casa?
Não há muitas alternativas além de deixar a casa bem ventilada e ter sempre à mão sprays antitabaco, vendido sem supermercados. Quando houver fumantes em casa, mantenha os cinzeiros limpos.


O que fazer quando os potes de plástico ficam com cheiro impregnado?
Um erro comum é o uso da água sanitária na limpeza de plásticos. O produto pode ser absorvido pelo plástico e penetrar nos alimentos. Para prevenir o mau cheiro nesses utensílios, basta lavá-los com água e detergente, secá-los e guardá-los destampados. Para recuperar peças que estejam com odor, coloque de molho em água morna e vinagre por 15 minutos. Em casos de maus cheiros persistentes, use vinagre puro.


Como aumentar a vida útil das flores?
Coloque-as em vasos limpos com água filtrada até a metade. Faça um corte diagonal de cerca de dois centímetros no cabo. troque a água todos os dias e, a cada operação, adicione uma pedra de gelo e corte mais um centímetro do cabo. Flores que começarem a murchar devem ser retiradas para que não prejudiquem as outras. Outra sugestão é deixar as flores longe de frutas como maçã, pera, abacate e banana – ao amadurecer, elas liberam etileno, que prejudica a saúde das plantas.


Como eliminar as bolinhas que se formam nas roupas?
Esqueça o velho truque da lâmina de barbear, pois elas prejudicam os fios. Uma receita fácil e eficaz é usar uma esponja de cozinha nova para esfregar – com o lado mais áspero – a área danificada da peça, sempre em movimentos circulares. Em casos mais leves, a fita adesiva, enrolada na mão com o lado aderente para fora, dá conta do serviço.



Como eliminar – ou inibir – as formigas que invadem a casa?
Coloque saquinhos com folhas de louro ou cravos-da-índia dentro dos armários. Esses elementos agem como repelentes naturais. A estratégia só funciona se os mantimentos estiverem fechados e se os sachês forem trocados a cada duas ou três semanas. Para controlar focos de formigas, prepare uma solução de água e detergente em partes iguais. Com o auxílio de uma seringa com agulha, injete o líquido nos orifícios de onde elas saem, como paredes e frestas de batentes de portas e janelas. No mais, deixe o ambiente sempre limpo, livre de migalhas e evite o acúmulo de louça suja na pia.

Beijos e beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário

Postar um comentário