Preparando-se para o segundo filho: 2 de 3

Olá pessoas lindas, tudo certinho?


Continuando nossa série da preparação do primeiro filhote para a chegada do segundo, quero indicar alguns livros que li para o meu mais velho antes, durante e depois que minha caçula nasceu.

Antes, lia para ele não ser pego de surpresa: para ele saber como seria no dia (ele dormiu na casa dos meus pais e o livro fala exatamente isso), que o bebê poderia chorar à noite, que seria ótimo se ele me ajudasse com determinas atividades, essas coisas.

Lia durante, logo depois que ela nasceu, para ele ver que aquilo que estava acontecendo com ele naquele momento já havia acontecido com alguém. Tinha até um livro falando sobre isso (essa primeira foto).

E li depois, até muito tempo depois (mais de 1 aninho dela) porque ele pedia. Ele queria que eu contasse a mesma história toda hora, de um livro em especial (confesso que também era o meu preferido).

Eu li tantas vezes esse livro, que lá pelos 2 aninhos da pequena ele passou a ´ler´ para ela (via a figura e contava a história do jeitinho dele, uma graça).

Aí vão minhas sugestões de livros para essa fase:

Esse é o livro que meu pequeno
pedia para contar



Gosto bastante desse livro porque ele explica com detalhes, e sutileza, que ele teria que dormir na casa dos avós, que a comida do bebê sairia do peito da mamãe, que ele poderia me ajudar com o banho do bebê, essas pequenas coisas que ajudam a não parecer que o mais novo está ´tomando o lugar´ do mais velho e que este está participando da vidinha do bebê (e da família também).

Agora, para potencializar o efeito desse livro, no lugar do nome da personagem principal, lia o nome da minha filha (rs) para ele já ir se familiarizando com o negócio todo. Funcionou.







Não achei imagem melhor (já doei o meu),
mas ele é da editora Objetiva

Leia um trecho do livro da Ana Maria Machado em pdf aqui.


Espero que tenham gostado. Até o próximo post.

beijos e beijos,
Cidália

Nenhum comentário

Postar um comentário