O que tem no leite materno?


O leite materno é um fluido bastante complexo composto por aproximadamente 87% de água e outras dezenas de nutrientes em menor teor. Existe variação entre os leites de mulheres diferentes, dependendo de sua alimentação, do ganho de peso durante a gestação, da duração da gestação (se o bebê nasceu prematuro ou não), etc.

O leite materno passa por vários estágios ao longo do tempo: quando o bebé nasce, produz colostro que passa a leite de transição (4 a 5 dias após o parto) e, posteriormente a leite maduro (15 dias após o parto).

Cada 100 ml de leite materno contém cerca de 70 kcal e o leite também sofre variações de acordo com o estágio da amamentação e durante uma mesma mamada (o leite é mais aguado no início, havendo aumento do teor de gorduras ao final da mamada).  Por essa razão não se deve oferecer um peito e pouco tempo depois, uns 5 a 10 min, oferecer a outra mama porque, assim, seu pequeno mamou apenas água (primeira parte do leite).


]A gordura, o leite com ´sustância´ mesmo, como diria minha avó, vem depois. Ele é mais grosso e tem o cheiro mais forte porque contém as gorduras e as proteínas necessárias para seu bebê ganhar peso. 

Resumindo: nos primeiros os momentos da mamada sai um leite mais agudo, composto basicamente por água; no segundo momento sai o leite mais grosso, que alimenta seu pequeno.

Já ouviu alguém dizendo: ´mas eu dou as duas mamas e ele ainda continua com fome´. Vai ver essa mãezinha está trocando muito rápido de peito e o bebê está mamando apenas a parte mais aguada do leite. Procure oferecer uma mama até ela secar para, em seguida, passar para a outra.


Colostro
Durante os primeiros dias após o parto, a mulher produz um leite especial de aspecto espesso, pegajoso e amarelado. Ele contém grandes quantidades de anticorpos e fatores de crescimento e atua como uma primeira imunização.
O colostro tem um efeito laxante que ajuda o bebê a expulsar o mecônio (as primeiras fezes) e a prevenir a icterícia neonatal. Veja aqui o post que fiz sobre o colostro.

Soro
Quando o leite começa a aparecer, nos primeiros 5 a 10 minutos.
Substância aquosa, rica em lactose – sacia a sede do bebê rico em ocitocina (que acalma o bebê).

Leite de transição
5 a 10 minutos de mamada seguida.
Líquido rico em proteínas – ossos e desenvolvimento cerebral.

Leite maduro
15 a 18 minutos após o início da mamada.
Creme gorduroso.
Rico em calorias e muito grosso – o que contribui diretamente para o aumento de peso do bebê.


Se pensarmos nos alimentos que comemos, encontramos 3 componentes principais:
          - Proteínas
          - Gorduras
          - Hidratos de carbono





Espero que tenham gostado, até o próximo post.

beijos e beijos,
Cidália

Nenhum comentário

Postar um comentário