Lancheira saudável

Meu filho mais velho estuda à tarde e prefiro que ele leve o lanche de casa. Poderia comprar na escola, mas não optei por isso porque ele como muito bem. É desses que pede para levar coxinha de frango, brócolis e tomate cereja para a escola. Prometo fazer um post para explicar como consegui essa façanha!

O fato é que sempre procurei preparar uma lancheira saudável para ele. Quando eu era pequena, minha mãe só me dava dinheiro para comprar lancha na cantina da escola se eu comesse o lanche da lancheira durante toda a semana.

É claro que de segunda à quinta eram só alimentos saudáveis (frutas, sanduíches leves, suco) e na sexta (como era eu quem comprava) comia só besteira: refri, salgadinhos, doces, etc. Então, foi desse jeitinho que adotei aqui em casa: se comer o lanche que eu mandar durante a semana, deixo meu filho escolher o lanche dele nas sextas-feiras (a escola dele não tem cantina). 

E é claro que ele só escolhe bobagem. Mas fico feliz porque ele já lanchou bem a semana inteira... e todo mundo precisa de um dia de ‘pé na jaca’, né?

Mas cheguei a um ponto que não tenho mais criatividade para preparar lanches tão variados assim. Então, depois de algumas pesquisas, adorei um modelo de lanche ideal:

         - 1 fruta
         - 1 carboidrato
         - 1 suco
         - industrializado (estou revendo, explico o porquê)

E a regra é a seguinte: só pode comer o industrializado se comer a frutinha primeiro. O carboidrato pode ser um bolo caseiro, um misto quente ou um sanduíche de presunto, queijo, tomate e alface; o suco sempre faço de frutas/polpa, nunca mando de caixinha. O ideal seria fazer suco da fruta, mas não consigo. No industrializado costumo colocar 4 biscoitos recheados ou aqueles bolinhos da Bauducco.

Recentemente, a pediatra dele disse para retirarmos os industrializados, então tenho optado por pão de queijo, barra de cereal (sem chocolate), salada de frutas, bolos variados, milho cozido, biscoito de queijo, torradinhas com geleia, sequinhos, tapioca, castanhas, etc.

Para o suco ficar geladinho por mais tempo, sempre coloco na garrafinha aqueles gelinhos eu não derretem, tipo esses:


Esses vendem em qualquer loja de 1,99 ou de utensílios para casa.


Também costumo colocar na lancheira um gelo maior, que também não derrete, quando mando Danone ou iogurte para a escola, como esse:



Este ai eu comprei numa loja que vende produtos para diabéticos.

Em breve coloco aqui um cardápio semanal com os lanches montadinhos para facilitar a vida de todas nós.


beijos e beijos,
Cidália

* Este post não é publieditorial.

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