Itens proibidos na lista de material escolar + dicas de compras

Feliz ano bom, meninas!!!!

Voltei às atividades... já estava sentindo falta do bloguito e de vocês  = ) ! E as férias, como foram? Quem viajou? Quem ficou em casa? Quem tem dicas pra compartilhar? Quero saber...

As minha foram boas, fizemos uma viagem em família e foi tudo muito divertido. Preciso repetir.


Mas hoje o assunto é material escolar. Depois das férias, temos que providenciar a volta às aulas, né? Eu sempre faço isso antes das férias de fim de ano porque as papelarias estão mais vazias, mas se não deu para fazer isso antes ai vai uma dica: o Procon divulgou uma lista de itens que as escolas não podem pedir que os pais comprem.



Sempre fiquei constrangida de não dá todo o material escolar solicitado, mas têm certas coisas que meu Deus do céu, não dá pra acreditar, né? Então achei bastante útil conhecer essa lista e não podia deixar de dividir com vocês no meu primeiro post de 2015. Aêeee... (estou muito empolgada =)  )


Mas (sempre tem um mas, né?), este ano optei por pagar a taxa de material escolar cobrada pela escola dos meus filhos. Sério, isso existe (ainda bem, rs). Funciona assim: você pode comprar o material ou pode pagar para a escola fazer isso. Não sei se todas as escolas têm essa opção, mas se tiver meu conselho é: pesquise antes de pagar. Sempre!

Como pesquisar sem sair de casa? Faço assim: no final de novembro pego a lista de material escolar no site da escola e solicito um orçamento por e-mail para umas 12 papelarias/livrarias. Seleciono o mais barato e comparo com o valor da taxa de material que a escola me cobra. Nesse ano, a taxa era 30 dinheiros mais cara, mas como estava envolvida com a viagem e outras coisitas achei que valeu (e muuuito) à pena pagar. 30 reais não pagariam a minha dor de cabeça para comprar tudo, rs. E foi assim que não gastei nenhuma gota de suor para comprar o material deste ano.

Nos anos anteriores, optei por eu mesma comprar. Fiz a mesma coisa: orçamento por e-mail, fiquei com o mais barato... No meu caso, a papelaria que escolhi já deixou minhas listas separadas num carrinho pra eu pegar no dia combinado. Isso é ótimo porque quando chego já está tudo separadinho, só esperando para ser conferido.

Recomendo a conferência porque a loja separa exatamente as marcas que estão na lista, e nem sempre são as mais baratas. E você, mãe eXperta que é, sabe que tem alguns itens que podemos levar uma marca mais em conta, né? É na hora da conferência que você pode pedir para a vendedora trocar esse ou aquele item por um mais baratinho. Isso faz uma boa diferença na conta.

Para quem tem mais de um filho, mais de uma lista, aconselho que compre todas no mesmo lugar e chore um desconto na hora de pagar. Se a vendedora não ´puder´ dar o desconto, tente conversar com o gerente. Não custa nada tentar, né? 

É isso meninas! Estou muito contente em estar de volta. Preparei um monte de coisas legais, estou cheia de ideias. Fiquem por aqui.


Espero que tenham gostado.

beijos, beijos...
Cidália

Nenhum comentário

Postar um comentário