Regrinha básica (e fácil) para manter a alimentação saudável em casa

Aqui em casa tenho uma regra sobre a alimentação. Aliás, se você for conversar com meu marido ele irá dizer que tenho regras para tudo. Mas esse é meu jeitinho de tentar disciplinar as crianças sem angustiá-las... porque elas sabem o que podem e o que não podem fazer e/ou comer.

A regra sobre comida é a seguinte (uma delas, rs): besteira só no fim de semana. Simples e eficaz. E por besteira entende-se: doce (balas, pirulitos, chicletes), chocolate, todynho, danoniho, bolacha recheada, refrigerante (e só depois dos 4 anos), suco de caixinha, ou seja, quase tudo que vem em saquinho!


O refrigerante deixo tomar apenas em festa de aniversário (que são muitas, né?). Não tenho o hábito de beber isso em casa.

Sou bastante firme no quesito alimentação e sempre segui essa regra comigo mesma (era assim na casa da minha mãe quando éramos pequenos), então foi fácil manter com as minhas crianças. Para mim é bom porque mantenho a silhueta (ou tento) e para elas porque acredito que assim estou ensinando a terem paciência e saberem esperar (esperar até o fim de semana para comer os doces) e, principalmente, a começarem a desenvolver a consciência de uma alimentação equilibrada e saudável.

Tem funcionado muito bem, obrigada. Meus pequenos pedem para lanchar tomate cereja, brócolis e outros legumes. É uma medida bastante simples que se seguida com disciplina e regularidade trará bons resultados. No início é difícil porque eles querem comer uma balinha 'só hoje', mas tente ser forte que logo,logo eles se acostumam (numas duas semanas).

No post sobre a rotina, mostrei um quadro que fiz para o meu mais velho. Repare que no sábado e domingo há um papel de balinha colado: é quando ele pode comer as guloseimas.



Se você ainda não tem esse hábito, fique tranquila. Sente com seus filhos, explique para eles a nova regra e a siga. Eles irão reclamar nos primeiros dias, mas é normal. Se estiver difícil demais, assim quase impossível, apele para um quadro de recompensas. As crianças costumam reagir bem quando são premiadas. Com a prática, ela acabará incorporando essa regrinha à rotina e você não precisará mais do quadro.

Fica mais fácil para os  pequenos se os pais também entrarem na regra. Acredito que a melhor maneira de se educar uma criança é mais com exemplos do que com palavras.
Dica de ouro


Minha dica de ouro é: não ceda, não abra exceções. Você perde autoridade e credibilidade com isso.


Bjm,

Cidália

Nenhum comentário

Postar um comentário