Como retirar o cheiro de xixi do colchão?


Seu pequeno já retirou a fralda? Que maravilha! Agora, até ele controlar o xixi à noite são outros quinhentos, né?

Comigo não foi diferente. Meus filhos retiraram a fralda relativamente cedo (o menino com 2 anos e a menina com 1,8 anos), então ainda estou nessa fase, especialmente com a mais nova. E o xixi na cama se tornou tão frequente que já tive até que trocar o colchão do meu mais velho.

Há períodos muito quentes aqui em Brasília, e não tenho ar-condicionado no quarto dos pequenos (na tentativa de evitar as –ites na vida: bronquites, sinusites), e, pela mesmas razão, optei por não colocar aqueles protetores de colchão (nem de plástico nem de courino) e também porque ele esquenta muito. Além disso, não acho muito confortável dormir sob um plástico barulhento (tentei e não gostei... de verdade).

Por causa da secura dessa terra maravilhosa, não costumo negar água antes de dormir para eles. Diante de tantas restrições impostas por minha consciência exigente de mãe, não me restou outra alterativa a não ser aceitar os xixis e tentar resolver o problema do colchão depois.

Já tinha tentado várias coisas: colocar no sol (ajuda muito, mas não tira totalmente o cheiro muito menos as manchas), lavar com sabão de coco (não fez diferença), passar água de cheiro para roupas, mas nada adiantou muito bem. Até que um dia, trocando figurinhas com uma amiga, ela me deu uma receita caseira que testei e aprovei. Ai vai:

Misture em partes iguais álcool e vinagre.
  • ½ xícara de álcool
  •  ½ xícara de vinagre de álcool claro


Borrife sobre a mancha de xixi e exponha o colchão ao sol para evaporar e secar.

Para secar mais rápido, seque com secador de cabelo em temperatura média. Essa mistura não costuma remover mancha, apenas odor.

Para remover a mancha passe essa pastinha de bicarbonato:

  • 1 colher sopa bicarbonato
  •  ½ colher de chá de água


Deixe em cima da mancha. Depois de 20 minutinhos esfregue com escova macia (uso uma de dente).

Dica de ouro: comprei um borrifador apenas para deixar essa mistura. Então quando o acidente acontece é só borrifar e pronto! Bem prático, a cara de uma mãe moderna e atarefada e-que-não-gosta-de-perder-tempo-com-afazeres-domésticos, tipo eu!

Bjim,
Cidália


Nenhum comentário

Postar um comentário