Indicação de livros


Nunca fui uma leitora compulsiva, mas sempre estou lendo alguma coisa.
Durante minha primeira gravidez li 18 livros (veja aqui o post). Depois disso, continuei lendo, mas com outro foco: de livros sobre gestação passei para os livro de histórias infantis. 

Selecionar um bom livro de histórias infantis não é tarefa fácil. Em breve farei um post sobre como selecionar uma boa história (meu trabalho de graduação foi sobre isso e de especialização também). Mas por hora queria apresentar alguns livros que podem verdadeiramente ajudar os pais a atravessarem algumas as fases. São eles:


1. A Hora do penico

Esse livrinho comprei para minha filha, o de menina (é claro!). O legal dele é que explica direitinho onde a criança deve fazer xixi e traz fotos de crianças sentadas no peniquinho, se limpando, lavando as mãos. Uma coisa que achei bem legal é uma foto de uma criança fazendo xixi fora do vaso. Isso foi interessante pra mim porque me deu a oportunidade de dizer pra minha pequena: ´olha, filha... ela não conseguiu fazer xixi no vaso, mas tudo bem, você, que é grande e já sabe o lugar de fazer xixi, pode ensinar, né?´.

Tem uma versão para menino também. Outro detalhe que chama a atenção das pequenos é que a capa parece uma tampa de vaso mesmo. E ainda vem com adesivos para os eles se divertirem. Minha filha levou tantas vezes para a escola na época da retirar da fralda que a própria escola adotou o livro.












2. Meu primeiro irmãozinho

Esse comprei para meu filho mais velho, já preparando-o para a chegada da irmã. Foi um achado porque até hoje ele pede para eu contar a história. E, melhor, ele conta a história para a irmã com toda a propriedade, e ela adora!

Bom, o livro trata disso: explicar como será a rotina antes, durante e depois da chagada do irmão. Fala que a vovó vai pegar na escola porque os pais estão no hospital, que o bebê chora muito, que acorda durante à noite, que o irmão mais velho tem que ajudar com o irmão mais novo, porque o neném mama no peito e por aí vai.

No meu caso, fiz uma adaptação: ao invés de ler o nome que estava escrito, lia o nome da minha pequena... pra ele ir se acostumando!





3. Minha primeira vez...

Esses livros são similares aos que costumo chamar de "livros da hora": hora de dormir, hora de comer, hora do banho... só que nesse caso os "livros da primeira vez". Sou bastante fã deles porque apresentam o assunto aos pequenos, de que maneira " a hora" vai se dá. Isso traz segurança para eles porque já sabem o que irá acontecer. 







E você, tem alguma indicação de livro pra me fazer?

bjm,
Cidália

Este post não é publieditorial.

Nenhum comentário

Postar um comentário