O que eu li durante a gravidez


Sempre quis me preparar pra ser mãe simplesmente por uma única razão: medo! E se ele se engasgar, o que eu faço? Tenho mesmo que ser cortada durante o parto? E a anestesia, dói mesmo? E se ele acordar de madrugada, faço o quê?

Não tinha a menor ideia de como responder a essas perguntas. Então comecei a estudar. Li 18 livros durante a primeira gestação e recomendo um pouco de leitura. A informação é uma arma valiosa. Recomendo que você faça as leituras que você pode com o tempo que tem e que irão tirar suas dúvidas. Eu tive muitas, por isso li muito, mas cada um no seu ritmo.

O que percebi foi que as leituras me deixaram mais segura e se alguma coisa daquelas acontecesse eu já saberia o que fazer pra, pelo menos, não piorar a situação até eu chagar ao hospital mais próximo. 

Acho que é por isso que nunca tive medo da responsabilidade de ser mãe: porque sabia o que me esperava e me preparei para aquilo. Claro que ainda tem um montão de coisas que ainda não sei (sempre fui ao pediatra com uma lista de perguntas enorme na mão), mas já me sentia mais segura com o pouco que sabia.

O que eu li? Praticamente de tudo: sobre parto (natural, humanizado, cesárea), a hora de todas as coisas que você pode imaginar (dormir, comer, dar banho), o bebê e cada semana da gestação, amamentação, alimentação, dicas na net de como preparar o enxoval, vacinas e por aí vai.

Durante a gravidez foi bem importante eu ler sobre o parto. Sabia o que ia acontecer com meu corpo e com o do meu bebê durante o parto. Entendia o que era e pra que servia a ocitocina, a episiotomia, com quantos centímetros o neném nasce, de quanto em quanto tempo viriam as contrações, o que fazer no durante elas, etc.

Depois que ele nasceu, vi a importância dos livros que falavam sobre as ‘horas’ (de dormir, de comer, de dar banho), sobre a alimentação, amamentação e rotina. Sabia o que fazer pro meu seio não rachar, por exemplo (posso fazer um post rapidinho sobre isso também).

Como hoje eles já estão mais grandinhos (5 e 2 anos) estou lendo mais sobre disciplina, educação, rotinas de tarefas de casa, essas coisas.

Pra encurtar a história, fiz um resuminho de 4 livros legais que li e que recomendo.




                                                                *******



                                                             *******


                                        


                                                        *******





Um xero.


P.s.: A ideia deste post surgiu de um 'zap zap' que troquei com uma grande amiga que está grávida de 4 meses. Por isso dedico este post a ela e a todas as outras Fês gravidinhas.

Nenhum comentário

Postar um comentário