Como fazer meu pequeno beber água?

Moro em Brasília e aqui há épocas muito secas e épocas muito-muito secas, então o consumo de água deve ser reforçado, especialmente para os pequenos. Mas como fazer seu pequeno beber tanta água (ou pelo menos o mínimo)?

Os meus experimentaram água antes do suco. Quando eles começaram a comer papinha, sempre dei água durante as refeições. Dizem que para os adultos beber durante as refeições faz a barriga crescer, mas confesso que não tive essa preocupação com meus filhos. Minha preocupação maior era fazer com que eles gostassem de água. Então oferecia água durante as refeições para ‘ajudar a descer a comida’, com se diz na minha terra.

E assim eu comecei. Depois que percebi que eles apreciavam ‘o gosto’ da água, introduzi o suco (sem açúcar!). Se você não fez isso desde cedo, ainda dá para pegar essa dica e aproveitar, mesmo seu filhote estando maiorzinho.

Agora, como manter esse bom hábito sem ter que oferecer pontualmente água para eles? Sim porque o filtro e os copos ficam em lugares altos e todas as vezes que queriam água iriam ter que pedir para alguém. Isso tudo dificulta o acesso à água. E crianças nunca se lembram de pedir para tomar água (prefere brincar), a não ser quando a coisa está feia mesmo.


Então passei a deixar em um lugar que eles alcançassem (escolhi perto dos brinquedos) e bem visível aos olhos deles uma garrafinha com água, modelo squeeze mesmo. Assim todas as vezes que eles passavam pelos brinquedos, viam a água e, se quiserem, bebiam!


Meus filhos têm dessas
Isso proporciona mais independência para eles, porque não precisam requisitar um adulto quando querem água, e eles bebem mais, porque passam, olham, lembram e acaba bebendo.

Com isso, eu evito que eles bebam água de maneira pontual. Quando eu digo que lá em casa eu não ofereço água para os meus filhos ninguém acredita. Na verdade, não preciso oferecer, eles sempre a têm à mão. Meu trabalho é manter as garrafinhas limpas e cheias.


 Xero,
Cidália


Nenhum comentário

Postar um comentário