12 alimentos que devem ser evitados no 1º aninho

Gosto muito de fuçar na internet para ver as dicas legais que outras mães estão comentando. Dessa vez achei uma matéria bem legal publicada no blog Maternidade Colorida, da Paola Preusse.

O texto trás 12 alimentos que devem ser evitados no 1º aninho. Confira.

Minha experiência foi:

Com os meus pequenos evitei açúcar e farinha branca até 1,5 anos. Ou seja, nada de bolachas, bolos, doces, balinhas, etc. Minha intensão não era outra a não ser desenvolver neles um hábito alimentar saudável. Se logo de cara desse suco com açúcar, bolacha maisena, achocolatados ou frituras eles sempre iriam preferir esse tipo de alimento ao suco natural, às carnes gralhadas ou com molho, às frutas ao invés da bolacha. E deu certo: meu filho pede para levar brócolis e coxinha de frango de lanche para a escola.



Com minha filha foi mais difícil, consegui mantê-la longe dos bolos e doces até 1 aninho apenas. Isso porque o irmão já comia essas coisas e ficou difícil segurá-la (dava pra ele e não iria dar pra ela? :( ). Mas também vi bons resultados, ela adora frutas (mas, como toda mulher, adora um chocolate também, rs).

Como eu fiz? Como só apresentei esses alimentos para eles depois dos 1,5 anos, eles não sabiam o gosto da bolacha maisena em detrimento da espiga de milho, por exemplo. Dava a espiga para poderem coçar os dentinhos que estavam nascendo. É uma excelente alternativa para a bolacha. Temos que buscar essas alternativas possíveis e fácies de fazer no dia a dia, nada muito complicado. Se você evitar os alimentos desde o início, fica mais fácil. Agora se não deu para fazer isso, vá tirando o açúcar do suco aos poucos (se usa 2 colheres, passe a usar 1 e depois nenhuma). Substitua os biscoitos e bolos por frutinhas ou brócolis/couve-flor (para chupar). Sempre substituir por frutas, temos tanta variedade que não dá para o pequeno enjoar. 

Percebi que dá sim para evitarmos certos alimentos durante o primeiro aninho. Não afeta a formação dos dentes e você acaba não acostumando mal o paladar do pequeno.


Preto no branco: você fica com a fama de má. Sim porque metade do mundo me criticava quando eu não dava nem uma balinha para eles. ´Tadinhos´, diziam. Depois que eles cresceram com hábitos bacanas foi que esse pessoal percebeu o quão importante foi a minha opção. Foi nessa época que ganhei a fama de general. Valeu à pena, rs! 



Nenhum comentário

Postar um comentário